sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O objetivo é despertar uma consciência social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho será marcado com uma Blitz, a partir das 7 horas no semáforo da Rodoviária, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social através do Núcleo de Convivência do Idoso, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.

No Brasil, as violências contra idosos se expressam em tradicionais formas de discriminação, são frequentes as denúncias de maus-tratos e negligências. E no lar onde convive com a família, que é a chave da sociedade, o elemento básico, não como lugar, mas sim como relação, que ocorre choque de gerações.
Assim, buscando romper com esse pacto do silêncio a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.
As pessoas idosas têm asseguradas na Constituição Federal e em leis específicas os direitos necessários para viver com dignidade. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) prevê que, é obrigação do Poder Público garantir às pessoas idosas a proteção à vida, à saúde, à acessibilidade, ao atendimento preferencial, entre outras medidas que garantam o seu bem-estar e envelhecimento saudável.
É preciso formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger nossos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário