segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia do Químico

Hoje se comemora em todo o país o Dia Nacional do Químico.

A química é uma ciência fascinante por fazer parte da vida e da evolução humana na terra. O homem ao longo de sua evolução descobriu a química como uma atividade vital à sua sobrevivência e bem estar. Descobriu também que das emoções mais singulares aos comandos mais sofisticados das sinapses nervosas, centenas de reações complexas processam sua vida e a impulsiona para novos desafios.A química vem acompanhando o dia-a-dia de todas as gerações, transformando a história da humanidade. É impossível imaginar uma sociedade moderna alheia ao desenvolvimento da química. Sem ela, nossa sociedade não teria atingido o estágio cientifico e tecnológico de hoje, permitindo ao homem ir além de suas fronteiras, sair do espaço terrestre, deslocar-se a velocidade do som, produzir medicamentos para doenças antes incuráveis e duplicar a vida média da espécie humana, ampliando seus limites de existência.
A abrangência da química como uma ciência central é ilimitada e essencial para suprimento de energia, alimentos, água, medicamentos e solução de inúmeros problemas ambientais, poluição, endemias, contaminações etc.

Diante de cenários tão desafiadores, a química brasileira tem que envidar esforços para aumentar o número de pesquisadores compromissados com os últimos avanços científicos e tecnológicos capazes de promoverem riqueza nacional, mas também com a preservação da vida e do meio ambiente.Temos um meio ambiente natural privilegiado, fontes alternativas e renováveis de energia, uma biodiversidade invejável e um território vasto, favorável a sustentabilidade – resta aos químicos brasileiros atuar com criatividade.Parabéns aos químicos de todos dos cantos e recantos do país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário