segunda-feira, 21 de maio de 2012

21 DE MAIO,Dia da Língua Nacional

 
 
A fala humana  é uma inesgotável riqueza de múltiplos valores. A linguagem é inseparável do ser humano e segue-o em todos os atos. A linguagem é o instrumento graças ao qual o ser humano modela o seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele infuencia e é influenciado, a base última e mais profunda da sociedade humana. Mas é também o recurso último e indispensável do ser humano, seu refúgio nas horas solitárias em que o espírito luta com a existência, e quando o conflito se resolve no monólogo do poeta e na meditação do pensador.
Antes mesmo do primeiro despertar de nossa consciência, as palavras já ressoavam á nossa volta, prontas para envolver os primeiros germes frágeis de nosso pensamento e nos acompanhar inseparavelmente através da vida, desde as mais humildes ocupaçõesda vida quotidiana aos momentos mais íntimos e mais sublimes  dos quais a vida de todos os dias retira, graças ás lembranças encarnadas pela linguagem, força e calor.
A linguagem não é um simples acompanhante, mas sim um fio profundamente tecido na trama do pensamento; para o indivíduo, ele é o tesouro da memória e a consciência vigilante transmitida de pais para filho. Para o bem e para o mal, afala é a marca da personalidade, da terra natal e da nação, o título de nobreza da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário