quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional Contra Discriminação Racial

                             mensagem dia internacional contra discriminação racial
O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é comemorado todos os anos, no dia 21 de Março. A data foi instituída pela ONU devido ao Massacre de Sharpeville ocorrido a 21 de Março de 1960, quando 20 mil negros sul-africanos protestavam contra as leis da discriminação racial. Dezenas de manifestantes foram mortos e muitos mais ficaram feridos. Este dia serve para relembrar as pessoas que pereceram e também para chamar a atenção para o enorme sofrimento causado pela discriminação racial em todo o mundo.
Martin Luther King tinha um sonho: "Eu tenho um sonho (...) que os meus quatro filhos vivam um dia numa Nação, onde não sejam julgados pela cor da pele, senão pela sua personalidade". E o sonho deste Homem quase se cumpriu...

O direito à igualdade de cada um perante a lei, proibindo e eliminando a Discriminação Racial, indiferente à raça, cor, origem nacional ou étnica, está bem explícito na Declaração das Nações Unidas, promovendo todas e quaisquer formas contra esta Discriminação. Esta ideia datada de 20 de Dezembro de 1963 é um facto, mas jamais uma realidade visível e constatada por inteiro.
Na nossa Democracia está inscrito na lei que todas as pessoas podem usufruir de inúmeros direitos, independentemente da cor, raça, estatuto social-económico ou mesmo das suas ideias. Contudo, os acontecimentos nem sempre demonstram que somos todos iguais.
A Discriminação Racial, ainda que suavemente camuflada, existe mesmo em situações tão simples como na candidatura a um emprego, num restaurante, num transporte público …
Os negros, ciganos, indianos, chineses, japoneses e tantos outros que povoam o nosso país de brandos costumes são pessoas iguais aos portugueses. De carne e osso, cujas únicas diferenças são uma pele mais escura, uns olhos mais rasgados ou um vestuário diferente daquele a que nos habituamos a ver.
Todo e qualquer ser humano tem igualmente direito a uma nacionalidade, a deixar o país de origem e a regressar mais tarde e a circular livremente em qualquer outro país. Os direitos à propriedade, à liberdade de pensamento, de religião, opinião, expressão, assim como o direito ao trabalho, saúde ou participação em actividades culturais estão todos devidamente estipulados e fundamentados à luz das Nações Unidas.
Comemorem o Dia Mundial da Luta contra a Discriminação Racial, adoptando uma postura mais livre e menos reservada. Observem em vosso redor. Verão que, afinal, somos todos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário