quarta-feira, 21 de março de 2012

Benefícios das frutas cítricas

O PODER DAS FRUTAS CÍTRICAS.
                                     



Você sabia que frutas cítricas, como a laranja, podem ajudar as mulheres a reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC)? É o que aponta um novo estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da UEA (Universidade da Inglaterra).
Os pesquisadores sabiam que uma dieta rica destes alimentos estava associada a um menor número de problemas cerebrais, mas não tinham certeza dos motivos.
Os cientistas então estudaram os componentes dos cítricos e acharam o responsável por esses benefícios, que são os flavanones, um tipo de flavanóide que contribui para imunidade e previne o envelhecimento das células.O autor do estudo, Aedin Cassidy, afirma que essa descoberta incentive o consumo diário de frutas e hortaliças, e assim diminuir as chance de isquemia (condição em que um coágulo no sangue obstrui um ou mais vasos sanguíneos). Isso porque os flavanones dos cítricos melhoram a pressão sanguínea e reduzem a infamação do organismo, fatores associados ao AVC.
"Para conseguir o máximo de benefícios, é preciso que as frutas sejam consumidas na forma de suco sem adicionar açúcar, já que este preparo aumenta a concentração de flavanones".Para chegar aos resultados, os pesquisadores acompanharam por 14 anos cerca de 70 mil mulheres. A cada quatro anos, elas reportavam o seu padrão alimentar, com relação às frutas e verduras.
Mulheres que consumiram mais flavanones apresentaram um risco 19% mais baixo de ter coágulo sanguíneo e 10% menos de acidente vascular cerebral. Segundo o estudo, 95% dos flavanones foram consumidos por meio de frutas e sucos, principalmente a laranja.
Para conseguir a proteção foi necessário consumir 470 miligramas por dia de flavanóides (matabolizados em flavanones). É importante perceber que cada fruta cítrica tem cerca de 50 miligramas da substância. Ou seja, fazendo as contas seriam necessárias cerca de sete frutas diárias para obter seu benefício.Outra observação dos pesquisadores é que as mulheres que consumiam maior quantidade de flavanones também fumavam menos, faziam mais exercícios e também tinham uma dieta mais rica em fibras e pobre em cafeína e álcool.


               









Nenhum comentário:

Postar um comentário